Pesquisar este blog

sábado, 15 de janeiro de 2011

"Nada se perde, tudo se aproveita"


O que antes era "substimado"  pelas indústrias de beneficiamento sucro-alcooleira, agora, passa a ser aproveitado como reforço na produção de fibrocimento,  material de construção usado na fabricação de produtos como telhas, caixa d’água.

As fibras do bagaço da cana-de-açucar e as cinzas resultantes da queima do bagaço, estão sendo adicionados ao cimento como carga.

O fibrocimento, normalmente, é composto por cimento, sílica ativa, água, polpa celulósica como reforço secundário e fibra sintética(Acetato de Vinila e Polipropileno).  Ou seja, a fibra sintética é substituída pela fibra natural da cana de açucar (bagaço), além de manter as propriedades similares do fibrocimento produzido com a fibra industrial, as cinzas do bagaço da cana substituem 30% da massa do cimento adicionada na mistura.

Existe também um trabalho de pesquisa desenvolvido por uma pesquisadora da Universidade do Pará que utiliza fibras de açai e de coco na produção de compósitos (compósitos é formado na combinação de dois materiais diferentes com a finalidade de se obter um produto com  propriedades superiores às propriedades dos materiais individuais). Vale a pena conferir esse trabalho pessoal!

Lavosier estava certo quando afirmou que: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Fibra de bagaço de cana pode ser aproveitada em fibrocimento. Disponível em: <http://www.usp.com.b/>. Acesso em Janeiro. 2011.

Nenhum comentário: